Consulta de multas

Consulta de MultasCada vez mais, aumenta o numero de veículos automotivos no país e também o número de pessoas habilitadas. Mas essa mesma tendência de crescimento também acontece com as multas. Isso é um reflexo de que muitos pensam que sairão impunes se cometerem alguma infração de transito.

Quando se comete uma infração, não é gerada apenas uma multa, mas também é inserida uma pontuação na carteira do infrator. Caso essa pontuação ultrapasse o limite de 21 pontos, o condutor pode precisar fazer um curso de reciclagem ou perde o direito de dirigir.

Em muitos casos, a multa é gerada no nome do titular do carro, pois a infração é detectada e registrada conforme a placa do veículo, não sendo o condutor abordado. Se o condutor não for o dono de veiculo, será preciso recorrer da multa junto ao Detran que a emitiu, e nesse caso, será preciso provar o que aconteceu. Havia um texto no blog do Felipe Hansen a respeito, quem quiser dar uma olhada por lá.

Como consultar multas

Para saber se consta alguma multa ou pontuação em sua Carteira Nacional de Habilitação, é possível fazer a consulta de uma forma muito simples. Pela internet, através do site do Detran emissor da multa.

Cada estado possui um departamento de trânsito, então, pode existir multa em mais de um deles. Ao acessar o site do estado desejado, existe um link para a consulta de multa e pontuação. É bastante comum solicitar que se faça o cadastro inicialmente para somente depois poder acessar.

É preciso estar com a habilitação em mãos, caso a pesquisa esteja relacionada à pontuação na carteira. Se a busca for em relação à multa dos veículos, será solicitada a placa do carro e também o número do Renavam.

Sem essas informações, não será possível saber o que se deseja, então, para não perder tempo esteja com todos os documentos em mãos antes de começar.

VN:F [1.9.13_1145]
Rating: 0 (from 0 votes)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>